segunda-feira, 19 de julho de 2010

CINCO VEREADORES REPRESENTAM CONTRA O PREFEITO SANCLER NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Ver. Edileuza – Ver. Pastor Antonio
Ver. Jones William – Ver. Tom – Ver. Titonho
no Ministério Público
Hoje, dia 19, esta Vereadora (Drª Edileuza), em conjunto com o Vereador Tom – PT, o Vereador Titonho – PTB, o Vereador Jones William – PT e o Vereador Pastor Antônio – PT, protocolou junto ao MINISTÉRIO PÚBLICO uma REPRESENTAÇÃO contra SANCLER ANTÔNIO WANDERLEY FERREIRA, Prefeito Municipal, por não haver disponibilizado a Prestação de Contas relativas ao exercício financeiro de 2009 e 1º quadrimestre de 2010, ao Povo e aos Vereadores, na Câmara Municipal, com toda documentação que as instruem, conforme determina a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Pará, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orgânica Municipal.

A não prestação de contas por parte do Prefeito Municipal, já havia motivado o REQUERIMENTO Nº 002/2010-PSC, de autoria desta Vereadora, aprovado pela maioria dos Vareadores presentes à Sessão Ordinária do dia 10/mai/2010, que visava notificar Sancler Ferreira, para cumprir o disposto no §3º do art. 31, da Constituição Federal, art. 49, da Lei de Responsabilidade Fiscal e caput do art. 68, da Lei Orgânica do Município de Tucuruí, disponibilizando as contas do município, relativas ao exercício de 2009, com cópia para a Câmara Municipal, para exame e apreciação de qualquer contribuinte, no prazo de 15 (quinze) dias, dando ampla publicidade ao ato,com comunicação expressa ao Poder Legislativo, ao Poder Judiciário e ao Ministério Público Local.

Foi requerido e aprovado, também, que, em caso de descumprimento dos termos do requerimento, fosse comunicado ao Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal ao Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado do Pará e Tribunal de Contas dos Municípios, para os ulteriores de direito, o que não foi cumprido pelo Presidente da Câmara Ver. Xiquinho Enfermeiro, até a presente data.

Não é difícil averiguar a razão do temor do Prefeito Sancler em apresentar as contas para apreciação da população e dos Vereadores, tendo em vista que a cidade se encontra completamente abandonada, com sua infra-estrutura urbana comprometida, ruas cheias de buracos, escolas danificadas e sem manutenção, merenda escolar deficiente, postos de saúde sem remédios, sem médicos e sem estrutura física, todavia, o que funciona a todo vapor é a sua propaganda, tentando mascarar a realidade caótica que se abateu sobre nossa terra, nosso povo.

Nunca é demais repetir, que Tucuruí tem uma das maiores arrecadações do Estado do Pará, portanto, é lastimável a situação de penúria que vive nossa população.

Falta água potável nas torneiras, os bairros estão abandonados, a saúde na UTI, enquanto os protegidos do Prefeito levam uma vida de marajás e maranis, através de contratos suspeitos, reformas milionárias em prédios alugados dos “amigos”, cujos aluguéis super valorizados, poderiam ser aplicados na recuperação ou construção de novas escolas bem estruturadas, postos de saúde equipados e com atendimento condizente com as necessidades do povo, saneamento básico, asfaltamento de ruas, etc..

Convém lembrar que no ano passado, o Vereador Tom Bonfim entrou com o Requerimento nº 001/2009-PT para que o Presidente da Câmara Municipal solicitasse ao Prefeito Sancler a relação dos imóveis alugados para a administração municipal, com as respectivas cópias dos contratos de aluguéis, contendo o nome dos proprietários, valor e prazo de locação. 

Submetido à discussão e votação, o requerimento foi rejeitado pelos vereadores da base do prefeito, que formavam a maioria na Câmara Municipal, ocasião em que o Presidente da Casa, Vereador Xiquinho Enfermeiro afirmou "que se sentiria constrangido caso alguém solicitasse a sua prestação de contas, e que o prefeito deveria se sentir constrangido também," já que o executivo já presta contas ao TCM, esquecendo-se de que o Prefeito e o próprio presidente da Câmara devem prestar contas, principalmente, ao Povo.

Contrariando o discurso de moralidade pregado em palanque durante a campanha eleitoral, o prefeito SANCLER FERREIRA é agora denunciado por não prestar contas à Câmara Municipal e ao Povo, de como, onde e de que forma está gastando os recursos do povo.

A Câmara de Vereadores, que representa o povo, ao lado de sua competência legislativa de prover a ordem jurídica, deve inspecionar os atos do Prefeito, cabendo, portanto, ao Poder Legislativo Municipal, que aprova a Lei Orçamentária, fiscalizar sua correta execução, função essa que reputo de soberana importância e da qual eu não abro mão, pois fui eleita pra isso!!!

Como se trata da aplicação de dinheiro público, o § 3o do referido art. 31, da Constituição Federal, estabelece que as contas dos municípios fiquem, durante sessenta dias, à disposição de qualquer contribuinte para exame e apreciação, e para tornar mais eficaz esse controle, o art. 73 da Constituição do Estado do Pará exige a apresentação de balancetes trimestrais, que deverão ficar no prédio da Câmara Municipal por trinta dias, à disposição de qualquer jurisdicionado.

Cópias desta representação estão sendo enviadas à PROCURADORIA GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ, às PROCURADORIAS DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS JUNTO AOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO ESTADO e dos MUNICÍPIOS, aos TRIBUNAIS DE CONTAS DA UNIÃO, do ESTADO DO PARÁ e dos MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ, à PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA, ao CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (CNMP) e ao CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ).

O Povo de Tucuruí merece que seus Vereadores dignifiquem esse cargo tão honroso!

16 comentários:

JJ disse...

Já era tempo, vcs estão de parabéns pelo elevado espírito público, a sociedade agradece! São essas atitudes q enriquecem a democracia. Um forte abraço Dra. Marselhesa, digo Dra. Edileuza! rsrsrsrs. Deus cja com vcs sempre.

Anônimo disse...

Finalmente ...temos vereadores que trabalham nesta CÃMARA dispostos a desvendar esse mistério da prestação de contas do PREFEITO, Parabéns!
Dra.Edileuza q DEUS esteja a frente de tudo isso.

Ver. Edileuza disse...

Obrigada, Caro Anônimo! Mas, estamos trabalhando no sentido de bem exercer a vereança desde que tomamos posse (1º/jan/2010), entretanto, com tanta coisa por fazer, diante de tantos vícios, esperamos que à partir de agora, o sonho de todo cidadão de bem deste Município, de ter políticos dignos, honestos e competentes à representá-los, se torne uma realidade que sobreponha qualquer investida maligna. Abraço!

Ver. Edileuza disse...

Olá, JJ! Todo parlamentar é eleito para representar e defender os interesses do Povo, contudo, é lamentável, que em pleno século XXI, essa realidade ainda seja uma exceção. Gostei do marselhesa (hino da França), mas prefiro, brava gente, brasileira... (hino do Brasil). Muito obrigada pelo apoio e votos de proteção daquele que tudo pode, DEUS!

Pr. Raimundo Gomes da Cruz disse...

Sou recente na cidade, mas tenho planos de permanecer mais tempo por aqui, comecei a seguir seu blog, assim como também observo outras fontes. Parabéns pela coragem!

Ver. Edileuza disse...

Bom dia, Pr. Raimundo Cruz! Tenha a certeza que o senhor escolheu uma excelente cidade para morar. Que Deus abençõe sua estada e de sua família nesta terra abençoada! Obrigada por acessar o meu blog!

Ubiratan Filho disse...

Parabens pelo seu trabalho. Precisamos de políticos, cujo o compromisso principal seja com aqueles que lhe apoiaram ou seja, o povo.
Observo que voce agregou, pois trouxe outro vereador, no caso o Titonho. É sinal que seu trabalho está na linha certa.
Um abraço do sempre amigo
Ubiratan Filho

Ver. Edileuza disse...

Valeu, Ubiratan (Bira)!!! A luta pela moralidade e a transparência na administração pública continua. Sonho com um Poder Legislativo onde todos os vereadores, coloquem os interesses do Povo na frente de qualquer outro. Abraço!

Anônimo disse...

Realmente é preciso coragem pra mudar, e os cinco vereadores mostraram que não tem medo dos que se acham donos do poder em nosso município. Concordo plenamente que é um novo tempo.

O que falta agora é a população se conscientizar de seus direitos como cidadãos e apoiar os vereadores que defendem os trabalhadores e trabalhadoras de Tucuruí.

Nós, o povo de Tucuruí, temos abandonar urgentemente este estado de inércia diante do gigantesco esquema de corrupção há muito implantado e já enraizado no caráter de nossos gestores, o que impõe-nos o dever de realizar uma grande faxina ética na administração pública municipal.

Parabéns Vereadora Edileuza, que dignifica a presença da mulher na Câmara Municipal!

Parabéns Vereador Jones William que dignifica a presença da juventude na Câmara Municipal!

Parabéns Vereador Pastor Antonio que dignifica a presença dos evangélicos na Câmara Municipal!


Parabéns Vereador Tom Bonfim que dignifica a presença da classe da educação na Câmara Municipal!

Parabéns Vereador Titonho que dignifica a presença do empresariado e do desportista na Câmara Municipal!

Aos demais vereadores, enquanto permanecerem como lacaios do prefeito, mando o meu repúdio!

Ao prefeito, nada mando, a não ser meu desprezo!

Anônimo disse...

Realmente é preciso coragem pra mudar, e os cinco vereadores mostraram que não tem medo dos que se acham donos do poder em nosso município. Concordo plenamente que é um novo tempo.

O que falta agora é a população se conscientizar de seus direitos como cidadãos e apoiar os vereadores que defendem os trabalhadores e trabalhadoras de Tucuruí.

Nós, o povo de Tucuruí, temos abandonar urgentemente este estado de inércia diante do gigantesco esquema de corrupção há muito implantado e já enraizado no caráter de nossos gestores, o que impõe-nos o dever de realizar uma grande faxina ética na administração pública municipal.

Parabéns Vereadora Edileuza, que dignifica a presença da mulher na Câmara Municipal!

Parabéns Vereador Jones William que dignifica a presença da juventude na Câmara Municipal!

Parabéns Vereador Pastor Antonio que dignifica a presença dos evangélicos na Câmara Municipal!

Parabéns Vereador Tom Bonfim que dignifica a presença da classe da educação na Câmara Municipal!

Parabéns Vereador Titonho que dignifica a presença do empresariado e do desportista na Câmara Municipal!

Aos demais vereadores, enquanto permanecerem como lacaios do prefeito, mando o meu repúdio!

Ao prefeito, nada mando, a não ser meu desprezo!

Anônimo disse...

NEPOTISMO NO “ESTADO” DE TUCURÍ - Pa
O Governo POPULAR familiar do Estado em Tucuruí, ops, nepotismo puro Em Tucuruí só cresce. Os vereadores do PT criticam e batem forte no Prefeito Municipal Sancler Ferreira, sobre o nepotismo na Máquina Pública Municipal. Já o nepotismo na Máquina Pública Estadual esta escancarado. Parabenizo o trabalho dos vereadores da bancada do PT no Município, porem a verdade é que, quando se trata dos órgãos do Estado eles fazem vista grossa, com exceção do Vereador Tom (o único genuinamente petista, surgiu das lutas históricas deste partido, diferente do Vereador Jones William, que veio dos corredores do antigo PFL (DEM) e o Pastor Antônio do PTB, PMDB, etc...). Não consta em nossa memória que o vereador Tom esteja indicando ou segurando pessoas que fazem parte do seu laço familiar nos órgão do estado, o que consta é 2 pessoas da sua família que são concursados do Estado, seu irmão (EMATER) e sua esposa (SEDUC). Os outros vereadores da bancada seguram a ferro e fogo os cargos de seus irmãos, cunhadas, filhos e até sogro nos órgão do Estado, em especial no Hospital Regional do Estado. Porém isso, apesar de ser imoral é só uma ponta, se comparado o que vem acontecendo na direção do Hospital Regional e na Direção Regional do DETRAN. Onde no Hospital temos a Drª Ana Paula (efetiva e DAS) indicada oficialmente para assumir a direção daquela unidade, porem quem comanda as atividades do órgão é o seu marido que não é funcionário do hospital e muito menos funcionário público do Estado. Já no DETRAN, foi nomeado recentemente o Sr. Justiniano (PDT), para assumir o lugar do Chavico, e sua esposa, que não é funcionária do órgão e muito menos servidora pública, é quem esta a frente das atividades do órgão, negociando, dando validação e encaminhando as atividades exclusivas do Gerente, inclusive ameaçando de exonerar funcionários efetivos!
Gostaria de saber o que é isso? Não consigo ter respostas para esse tipo de ação do Governo do Estado, que nomeia uma pessoa para assumir o órgão, porem quem comanda são membros de sua respectiva família.
Aqui fica um alerta aos vereadores ou vereador da bancada do PT, que tem o direito de questionar e de lutar por esse tipo de absurdo, porem precisam rever seus conceitos de moralidade, quando utiliza o órgão como cabide de emprego à sua família.

Ver. Edileuza disse...

Boa noite, Anônimo das 13:46! Obrigada por visitar meu blog e usar este espaço democrático para externar seus anseios e opiniões!
A Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, que proibiu expressamente a prática do nepotismo no serviço público está em vigor de 21/ago/2008. Essa norma veda a contratação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, parentes de autoridades e de funcionários para cargos de confiança, de comissão e de função gratificada no serviço público; no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Essa norma, proíbe, também, o nepotismo cruzado, quando um agente público emprega parente de outro e como troca algum parente seu é empregado por aquele.
Lamentávelmente, essa prática ainda é comum em nosso Município, nosso Estado, nosso País. Arrancá-la de nossa realidade exige iniciativa e uma ação conjunta da sociedade, parlamentares (decentes), Ministério Público, Poder Judiciário e outros órgãos e instituições que lutam pela moralidade em nosso País.
Eu, Vereadora Edileuza Paixão Meireles – PSC, não tenho parentes exercendo cargos comissionados em nenhuma esfera dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Sou contra essa prática! Sou contra todo ato atentatório aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência!

Anônimo disse...

Hummmmmm

Maria daPenha disse...

Continue honrando os votos que a senhora recebeu. Tucuruí preciso de pessoas como a senhora

Anônimo disse...

Oi lá, eu encontrei seu blog através do Google, enquanto busca para os primeiros socorros de um ataque cardíaco e seu post parece muito interessante para mim.

Anônimo disse...

Desses cinco só confio na Doutora Edileuza! O resto é só safados e aproveitadores. Parabéns.